sexta-feira, outubro 20, 2006

A lebrizassão do abrôto - Oije um artigo de funto

Eu té que sou desquêrda mas tanho muintas razões pra tar contrósabrôtos.

Periâmbulo

Uma coiza que sempre me cumuveu foi olhar prá minha mãizinha e pensar quela tinha maguentado nove mezes na barriga e se rezistiu a mabrutar. Cinceramente axo iço iróico. E vocezes que tão aí a ler isto com carinha de sonços, acontceu-lhes a mesma coiza camim. Como se vêem temos iço ãe cumum. Se quizer-mos e pra inissiar aqui uma tiuria da abrutação avemos de recunhesser que somos todos suberviventes dabrôtos putenssiais.

1. Razões icunómicas

O mérdicos já se ganhão o que se quérãe e nãe tãeãe mãos a medir pra tratar do pessual que por aí se anda com ãecha quécas e de perssões e vi pulares e ôtras ainda maizíne e por iço não hé justo que inda se ficãe com mais este tarbalhinho de pártái-me. Té pruque todos se sábãe cábrutájem á muintos anos que tá na mão dos pirvados e pra todos os ifeitos isto seria uma nassionalizassão desses cervissos que ividentmente iria queriar uma terrível honda de dezempergo no sétor da parteirulujia. Á cãe diga que metade do cãopurmisso Prutugal se fez fertuna neste sétor e nos químecus de destribuissão pirvada e noutros sétores de ponta que se são a noça mais valioza mais se valía. Hé pertanto um grave prigo icunómico que eças imprezas expessializadas se fechãe pois toda a icónumia se ía ressessentir desde a venda de carros de lucho, ós telémóveis, aos plaxmas, pra não falar nos caríssimos cãodomínios fexados de lucho que se irião ficar ás moscas.

2. Razões sientífecas

A longa espriênsia dos técnicos das imprezas pirvadas do sétor e uchentros dinvestigassão tãeãe um nou áu cusóspitais se irião levar muinta tempo a se conseguir. Pra cãe não sabe, hé ãe Prutugal que se faz a maizavansada purspeção abrutiva ãe que se slecçionão com rigurozo cuidado as abrutassões na benemérdita intensão de melhurar a rassa. Estas técnicas que já se vinhão dustádo novo antigo avizavam ivitar que nachêssãe peçoas pouco intlijentes. Uma técnica expessializada topa iço só dólhar prá mãe, e intão pimba. Hé pur iço, pur este tarbalho qué feito lonje dos alofotes da fama, por jente dedicada e dezintersada, que nos pudêmos orgulhar orgulhozamente da noça rassa de navegadores e iróis rigurózamente conturlada pela tecnulujia jenética. Á, purtanto, quimpedir a destruissão de um bãe queltural e sientífeco que nos destingue de povos atrazados que nunca se derão nada de novo ó mundo.

3. Razões sussiais

Nu issensial a questão duzabrôtos queloca um purblema sussial a nível da paridade. Tanto que se fá-la da paridade práqui e da paridade práli e depois não se pressebe que a lebrização duabrôto hé um dos maiores inemigos da paridade. Mesmo oije quinda não se lebrizou o abróto, hé muito mais cumum ver desmanxadoras que desmanxadores. Se se lebrizasse a coiza inda se ía ficar pior. Cumessemos intão por intender que práver paridade é percizo parir e depois avemos de ver que a lebrização do abrôto vai gerar muinto maisabrôtos do que o paíz tá perparado pra sustentar. A ôtra razão sussial da impreza é a ileminassão dos Áinestáines. Deichado o abróto ás mãos dos não purfissionais córresse o risco de se serãe ileminados jénios putenciais que muinta falta irião fazer há nassão. Tou a pensar numa cérie de nomes sunantes que se tevessãe sido abrutados não tarião oije aqui a levar a nassão há sua maizalta glóira.

4. Razões indeviduais

Pensando conquértamente ãe mim, não tô a imajinar o que seria este paízoije seu me tivesse sido abrutado. Como hé fássil de se ver quem me tumar como izemplo fica imdiátamente do lado dunão. Hé por iço queu tô a furmar um grupo de não abrutados pra fazer campanhã contró sim. Oije sêmos poucos mazámanhã seremos melhões. A noça campanhã vai-se ter como lema perinsipal "O Jakim tá contró sim!" e vamos ter várias palavras donra durante as maninfestassões. O nosso bejetivo pruritário hé abrutar a indessizão daqueles quinda não se decedirão. Vamos decher ao paíz rial e té devemos ir hás feiras e hás prássas pra que todos se ficãe a cunhesser as noças razões.

Uzabrôtos a quem os tarbalha! A bãe da nassão.

Jakim (aceçôr do Perufeçor)

(A Umbelina hé a favor do sim e periço recuzousse a tarduzir este teisto.)

(Tardussão abrutada)

terça-feira, outubro 17, 2006

Subsuissidio queltural

O ilvado nível vucabulórico deste bló tãe cido um verdadeiro sussésso na rezulussão de algumas duvdas ca maior parte das peçoas não cãossegãe ãecontrar fóssilmente. Inda oije perizemplo se viérão aqui á porcura de “murangus com assucar”. Adonde mais se puderíão incontrar? E “auto extima”? Adonde mais iziste auto extima a não ser neste bló? E “mençagens”, e “tradussoes”, e “fotugrafias” e “teistos da madeira”? E ondé cálgãe eisclaresse temas como “carros baichos”, “freses e pençamentos”, “esculher nome para bebe” e “que rassa são as pessoas de Macau”? Talvez não se sáibão mas tanho cido muinto sulissitado pra conçulturiar peçoas impurtantes que já se presseberão que, merdéstia há parte, a mente birlhante que tá pur tráis dastratéjia do Perufeçor hé a minha que voz, caros leitores já á muito se tinhão dado conta. Peréça razão e peroutras cagora não se vãeãe ao acazo, axo qué tempo de se cumessar a cãopençar o meu desforsso de vus manter ape tu dei-te sobre a rialidade nassional. Como hé muinto defícil cubrar a cãe se vãe aqui ler, tive a ideia de intimidar o gueverno de que ou me dá um subesuissidio pra eu manter esta folha queltural ou eu me acabo cum isto e o povo, que já tá farto que lhe retirãe previléjios, se vãe prá rua purtestar inda mais. Eu sei quisto pode parsser um bucado dárstico mas cu estes gaijos tãe que ser açim. Eu té que sou desquêda e tou hávontade perisso mesmo e axo que cãe trabalha deve de ser recãopençado. Um destes dias vanho-me cá pra vus dar a minhópenião sobre uzabortos qué pra já se irãe fazendo os voços porgnósticos de comé que se vão vutar no refrendo. A bãe da nassão.

Jakim (aceçor do Perufeçor)
(tardussão)

segunda-feira, outubro 02, 2006

He! He! He! He! He!

You Are a Pegasus

You are a perfectionist, with an eye for beauty.
You know how to live a good life - and you rarely deviate from your good taste.
While you aren't outgoing, you have excellent social skills.
People both admire you - and feel very comfortable around you.