sábado, abril 29, 2006

Hipocondria

Debatidos os instintos fermentes
Repassadas as mortais condições
Enjaulados os gritos impotentes
Rasgadas as letais combinações

Empalados na intima firmeza
Deputados de ausente votação
Confortados em torpe sobremesa
Irmanados na busca da ração

Sublimados em câmaras ardentes
Açoitados por mil indignações
Resmungados insultos entredentes
Temendo as actuais inquisições

Foram todos levados em beleza
Descartados de toda a maldição
Devotados obreiros da grandeza
Mártires orgulhosos da Nação.

Umbelina

sexta-feira, abril 21, 2006

Cãzino Lesboa

Tales como vuz tinha di-to a hépoca tá boa pra difunder a cultura. Depois dos fãnerais vem a bunansa. E a bunansa vem sôba forma dódiências e pla mão do Cãzino. Claro queu fui cãovidade prá hinóguração e claro que fui cumprir com todo o rigor a minha funssão de aceçor cultural e o meu dever destar perzente em todas as ocaziões que sajam detreminantes prá vida cultural do paíz. Inquanto o Purfeçor foi pró tiatro de guerra eu fui pró tiatro da vida. Muintas pessoas mal enformadas dizãe cu jogo não é uma atividade cultural. Pois á imenças ivedências nastóira do Homãe que nos confrontam ca emportância do jogo nastóira da cultura e na ivelução da Humãenidade. Algãe disse, não tanho aqui há mão cãe, ca Vida hé um jogo. Otro algãe disse: a Política hé um jogo. Otro disse cu Amor hé um jogo. Otros diçerão cu Tarbalho é um jogo, cu Estudo hé um jogo, cu Puder hé um jogo, cu Futbol hé um jogo, ca Litratura hé um jogo, ca Medcina hé um jogo, ca Guerra hé um jogo, ca Justiça hé um jogo, etc., etc. Muintos otros jogos avria mas penso questes são sufcientes pra presseberãe onde quero chagar. Faz, protanto todo o sentido que se dê ó jogo a emportância quele tem. Um guerande Cãzino em Lesboa hé apenas o iníssio. Alãe do expeto cultural, este Cãzino queriou quenhentos postos de trarbalho diretos. Com apenas mil Câzinos expalhados plo paíz - um mísero quarto de Cãzino em cada ferguesia - acabava com o dezimprego ãe Portugal. Aporveitando as sinerjias pudriam inssentivarsse os refurmados a ferquentar os Cãzinos juntando lhassim a funssão de centros de dia e lugares seguros onde os mais idózos extivessãe a salvo dos açaltantes. Peroutro lado - ou plo mesmo - os açaltantes tamãe se centriam tentados a ferquentar os Cãzinos ficando açim intergados e afastandosse da vida de delincuentes. Hé, de fato, um novo mundo que sabre. Fiquei fachinado com o lugar. Em todos os aspetos. Deria que me senti em caza. A minha marquize óval, que inuvadoramente construí em Blãe, serviu dixemplo a esta grandioza e jigantesca marquize onde os purtuguezes se vão sentir em caza e onde se vão delaitar com uma divercidade estraordinária de formas de culaborar cu guverno na redussão do defissite - o que ainda os fará sentirsse mais em casa. Mas confeço que o que me empressionou mais foi a marquize. È que não me esquesso que neste lugar estava o Pavelhão do Feturo: que melhor feturo que uma marquize cheia de celote-maxines?

Jakim (aceçor)

(Cãzino ilegante)

terça-feira, abril 18, 2006

Endiguenação

Oije tou endignado! Hé que já não abastava a tarbalheira que tãe cido arjar o palássio pra ver se sáiãe as priocupassões cu otro cá daichou e agora inda vãeãe com esta estóira dos senhores dputados e das senhoras dputadas não puderãe ózentarsse mais sedo pra ir prá térrinha reculhersse qua femília prá santa Pásqua. Os senhores dos jurnais, queu respaito muinto, mas que sãe lhes faltar ó respaito, tenho que dezer que são uns ateios e não respaitão as tardissões nassionais. A Pásqua hé Sargada. Á anus que eu digo isto ós que me são mais pórssimos e todas as ividênssias me tãeãe dado razão. O noço povo, que nus iléje tãe como leme á melhares dianos Deus, a Páteria e a Femília. Éstas são as bazes, os fundamentos da noça suçiedade. Todos sabêmos que o verdadairo purtuguez costuma chegar tarde ó tarbalho. Pruquê? Pra tar mais tempo com a Femília. Sai sedo do imprego. Pruquê? Pra ir pró pé da Femília. Fica de baicha muinto tempo. Pruquê? Pra tar mais tempo com a Femília. Faz muitas pontes. Pruquê? Pra ir há igreja rezar. Pra fazer penistênssia. Os jurnais detrupam as coizas. A noça emprença julga que tãe o rei na barriga. Mas não tãe. E o povo que hé entelijente paga-lhe da mesma mueda: não compra jurnais; não lê jurnais; tásse nas tintas pós jurnais. Mas fica cãotente por saber que os seus ileitos vão tamãe mais sedo pra casa pra tar com a Femília e vão há térrinha pra paçar em reculhida penistênssia a Cuarésma, e partilhar com os seus álerguia da Ressurraissão. Temos que ver o alcanse Pateriótico deste exforsso dos senhores dputados e das senhoras dputadas e mesmo dos otros que não são senhores nãe senhoras. Ésta entegrassão na sussiedade hé prefeita e radíca na natureza verdadairamente pupular da noça açembleia. Os noços reperzentantes são a imájãe rial e verdadaira do noço povo, impenhados ãe todos os sentidos em aprossimar a sussiedade de Deus, em fazer uma Páteria próstata e ter uma Femília unida e felís. Os senhores dos jurnais hé que mendignam ao não dárãe o devido valor ó impenho dos noços dignos reperzentantes. Mais valia que falássãe das resmas de priocupassões que interior inclino de Blãe aqui deichou. Já teve que cá vir a desratizassão quatro vezes. E hé por essas e por outra que o Purfeçor inda só teve tempo pra fazer uma saidita. Inda sêle fizeçe umas corriditas há beira tejo as peçoas indó vião, mas Ele não hé peçoa pra ir prá rua correr e daichar a caza por aspirar. Eu é que, apezar dendignado não me poço queichar. Oije fui a um funeral darromba e voltei áparsser na tevizão. Até parcia a translassão da fadista. Assim sim, hé coiza que se vaja. Tou ãe querer que por estes dias vou aparsser mais vezes na tevizão, o que hé bom prós meus fães e prá minha pupularidade, pruque axo que vão fazer como cuando murreu o jugador do Bãefica e vão homnajialo inquanto render e como sou aceçor cultural tou sempre nestas coizas que trazãe muinta cultura ó povo. Como dezia o noço antes do antrior primeiro menistro: á males que se vãeãe por bãe.

Jakim (aceçor)

(End ig Nação leg i vel)

segunda-feira, abril 10, 2006


Hontem ãecuanto andava lá plu óspital a ver as criancinhas a tentar hanimar o Purfeçor fui pençando ãe arranjar manairas de ajudar as peçoas que procurão ajuda aqui no bló. E foi mesmo há intrada da infermaria que tive a heuréca. Hé cada vez mais fercuente aparsserãe maqui questões do Gugle, do Pexquiza.sapo, do Buxca.iol, do Sârxe.yaú, do Sârxe.émeésseéne, etessétera que eles não cãossegãe rezolver e mandão pró meu bló. Seu foçe ôtro, távame nas tintas e daixava que samanhássãe. Mas como sou eu e não gosto nada de ver as peçoas ãerrascadas rezolvi queriar um cervisso que pudé-se curresponder hás nessidades daqueles que andão perdidos na néte. Açim, a partir doije paço a, sempre que pudér deixar aqui berbetes expessializados que respondão a questões permentes.


1. Imajino a anciedade dálgãe que vai ao gugle e lhe pede:

"http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Esplicar como fazer um desenho de futebol&btnG=Pesquisa%20Google&meta="

Hé estraordinário que nunca me tinha paçado pla cabessa calgãe fizesse uma pregunta destas ao Gugle. Pois a rexposta hé rlativamente simplex: como o futbol hé uma coiza deficil desplicar e as peçoas jeralmente não persébãe o melhor hé mesmo fazer um desanho. Pra esplicar como fazer um desanho eu tinha que fazer um modelo tridemencial o que não dá pra fazer aqui no bló. Mas penço que o laitor já presebeu ondeu quero chegar.

2."http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=praia com jente nu &btnG=Pesquisa%20Google&meta="

Bom, este hé um açunto que eu diria candente. A jente pode sempre pençar que á jente nu em muinta praia. Por aqui eu indicava o Mécu mas mais lá pró vrão. Indáçim hé persizo ter cuidado com ozultra violentos que se vãeãe do sol e fazãe mal há pél.

3. "http://search.msn.com.br/results.aspx?q=bolça de agua quente é bom para quê"

Pra treminar puroije tenho esta questão que sertamente a maioria dos laitores se põi. De fato uma bolça de agua quente não hé boa pra nada. O que é bom mesmo pra quaze tudo hé uma bolça bãe chaia de denhairo.


Jakim (aceçor)

(
JakimpédiA lejível)

domingo, abril 09, 2006

quinta-feira, abril 06, 2006

Ai lóve sinêma

Cria deichar aqui uma palavra dagardessimento ós inúmaros fães que me tãeãe insentivado a partessipar no Esqueritor Fugoso. Eu compriendo a voça anciedade e o voço intuziasmo mas dádas as minha atuais funssões não devo pratissipar em inessiativas desta natureza. Açim sendo tanho que vuz anunsiar que desta vez não vão puder contar com a minha peroza. E bãe sabãe como me seria guerato pratessipar num invento destes. Pirmeiro pruque desde queriança sou um verdadeiro aficsionado do sinema, segundo pruque sempre tive uma veia dargumãetista e tresseiro pruque me faxina o puder dazimajens. Ao longo da minha jovãe vida vi melhares de peliculas, mais na tevizão que nos sinemas poruma questãstratéjica. Ãe casa a jente phode ir vendo o filme e mandando umas bocas, pode dar um salto ózotros canais e açim e voltar só cuando tão ácontcer coizas impurtantes. No sinema hé uma seca. A jente tãe que tar quieto e calado o tempo todo senão á sempre um impretinente a incmudar. Não á paxorra. A hunica coiza quinda me levó sinema são as pipocas. De fato com um bom barril de pipocas e uma cola a jente sempre saguenta no mauzuléu. Dá até uma serta imussão sentir os sapatoza cular na goma que tá no xão. Mas mesmo assim bom mesmo hé ver dêvêdês. perincipalmente aqueles que crexeram com o tempo. Cuando era nachalas durávão ora e meia e inda tinhão desanhozanimados. Agora o mesmo filme vãe numa caicha com sete dizcos num total de quinzioras. Hé só ganhar. Um tráz a verção remenstruada, outro a verção do ralizador, outro o meiqueofe, outro o meiqueápe, outro azentervistas duzatores, e uzoutros trêz são verções pra cáraóque, peixteichon e resseitas de pipócas. Vivê-mos mesmo num mundo novo ademirável.

Jakim (aceçor)

verção remenstruada