sexta-feira, outubro 20, 2006

A lebrizassão do abrôto - Oije um artigo de funto

Eu té que sou desquêrda mas tanho muintas razões pra tar contrósabrôtos.

Periâmbulo

Uma coiza que sempre me cumuveu foi olhar prá minha mãizinha e pensar quela tinha maguentado nove mezes na barriga e se rezistiu a mabrutar. Cinceramente axo iço iróico. E vocezes que tão aí a ler isto com carinha de sonços, acontceu-lhes a mesma coiza camim. Como se vêem temos iço ãe cumum. Se quizer-mos e pra inissiar aqui uma tiuria da abrutação avemos de recunhesser que somos todos suberviventes dabrôtos putenssiais.

1. Razões icunómicas

O mérdicos já se ganhão o que se quérãe e nãe tãeãe mãos a medir pra tratar do pessual que por aí se anda com ãecha quécas e de perssões e vi pulares e ôtras ainda maizíne e por iço não hé justo que inda se ficãe com mais este tarbalhinho de pártái-me. Té pruque todos se sábãe cábrutájem á muintos anos que tá na mão dos pirvados e pra todos os ifeitos isto seria uma nassionalizassão desses cervissos que ividentmente iria queriar uma terrível honda de dezempergo no sétor da parteirulujia. Á cãe diga que metade do cãopurmisso Prutugal se fez fertuna neste sétor e nos químecus de destribuissão pirvada e noutros sétores de ponta que se são a noça mais valioza mais se valía. Hé pertanto um grave prigo icunómico que eças imprezas expessializadas se fechãe pois toda a icónumia se ía ressessentir desde a venda de carros de lucho, ós telémóveis, aos plaxmas, pra não falar nos caríssimos cãodomínios fexados de lucho que se irião ficar ás moscas.

2. Razões sientífecas

A longa espriênsia dos técnicos das imprezas pirvadas do sétor e uchentros dinvestigassão tãeãe um nou áu cusóspitais se irião levar muinta tempo a se conseguir. Pra cãe não sabe, hé ãe Prutugal que se faz a maizavansada purspeção abrutiva ãe que se slecçionão com rigurozo cuidado as abrutassões na benemérdita intensão de melhurar a rassa. Estas técnicas que já se vinhão dustádo novo antigo avizavam ivitar que nachêssãe peçoas pouco intlijentes. Uma técnica expessializada topa iço só dólhar prá mãe, e intão pimba. Hé pur iço, pur este tarbalho qué feito lonje dos alofotes da fama, por jente dedicada e dezintersada, que nos pudêmos orgulhar orgulhozamente da noça rassa de navegadores e iróis rigurózamente conturlada pela tecnulujia jenética. Á, purtanto, quimpedir a destruissão de um bãe queltural e sientífeco que nos destingue de povos atrazados que nunca se derão nada de novo ó mundo.

3. Razões sussiais

Nu issensial a questão duzabrôtos queloca um purblema sussial a nível da paridade. Tanto que se fá-la da paridade práqui e da paridade práli e depois não se pressebe que a lebrização duabrôto hé um dos maiores inemigos da paridade. Mesmo oije quinda não se lebrizou o abróto, hé muito mais cumum ver desmanxadoras que desmanxadores. Se se lebrizasse a coiza inda se ía ficar pior. Cumessemos intão por intender que práver paridade é percizo parir e depois avemos de ver que a lebrização do abrôto vai gerar muinto maisabrôtos do que o paíz tá perparado pra sustentar. A ôtra razão sussial da impreza é a ileminassão dos Áinestáines. Deichado o abróto ás mãos dos não purfissionais córresse o risco de se serãe ileminados jénios putenciais que muinta falta irião fazer há nassão. Tou a pensar numa cérie de nomes sunantes que se tevessãe sido abrutados não tarião oije aqui a levar a nassão há sua maizalta glóira.

4. Razões indeviduais

Pensando conquértamente ãe mim, não tô a imajinar o que seria este paízoije seu me tivesse sido abrutado. Como hé fássil de se ver quem me tumar como izemplo fica imdiátamente do lado dunão. Hé por iço queu tô a furmar um grupo de não abrutados pra fazer campanhã contró sim. Oije sêmos poucos mazámanhã seremos melhões. A noça campanhã vai-se ter como lema perinsipal "O Jakim tá contró sim!" e vamos ter várias palavras donra durante as maninfestassões. O nosso bejetivo pruritário hé abrutar a indessizão daqueles quinda não se decedirão. Vamos decher ao paíz rial e té devemos ir hás feiras e hás prássas pra que todos se ficãe a cunhesser as noças razões.

Uzabrôtos a quem os tarbalha! A bãe da nassão.

Jakim (aceçôr do Perufeçor)

(A Umbelina hé a favor do sim e periço recuzousse a tarduzir este teisto.)

(Tardussão abrutada)

13 comentários:

mfc disse...

Ó Jakim... estás quase a convencer-me. Continua com estes textos "abrôtos"...!

Fausta Paixão disse...

pois meu caro, penso cas tuas razões sociais são de monta e que sem monta não há paridade e que sem paridade o que seria dos privados? E digo mais... o que seria de nós se não fossem os abortos que se proibiram e que, por uma qualquer razão que só deus sabe, se tornaram génios indispensáveis ao bãe na nassão.
bãe ajas jakin por tudo o que nos dás...

Hipatia disse...

Pena, pena são alguns abrôtos que não chegaram a acontecer... parece que alguns até estão na política ;-)

E olha que essa da paridade... genial, lol

jakim disse...

Mêfêssê avê-mos de ver que os meus arejumentos se são de grande dimenção extratéjica. Tê-mos cólhar a longo prázio e ózifeitos das decizões doije.

A sedôtora Fauxta queu té demiro bastante, tãe um feitio queu até me gosto muinto, mas tãe que comprender que a Umbelina não apreceia muinto a sua comentassão neste bló. Repare que não se hé nada contra pessualmente. Mas deve saber como á sertos iquelíbrios que se têm alguns cuidados pra manter. O que tamãe hé uma questão de monta como se deve clacular. Aliás aí eu tamãe tou plenamente dacrodo conçigo: as questões que se são questões são de serteza questões de monta.

A sedôtora Simpatia áde saber de mim queu tinha purjetos impurtantes pra rezolver alguns purblemas dabrôtos que não se foram feitos na altura sérta. Masé menhor não tucar pra já nesse açunto. Cuanto à paridade jenial, no que dizme respeito vai ter cagardecer há minha mãezinha.

Bastet disse...

Caro Sr. Assessor fiquei na dúvida se apresentava razões económicas ou ecuménicas. Desculpe, sim. Obrigada.

jakim disse...

A sedôtora Bastet nãe tãe que desculpar queu tou aqui percizamente pra exclaresser qualqueres duvidas. Á uma assentuada deferença entre as razões icunómicas e as razões icuanémicas. Ãe tempo opurtuno irei tessêr cãossedrassões sôbras razões icuanémicas fundamentais pra ser contrá lebrizassão do abrôto. Diga cumigo: o Jakim tá contró sim! Ó birgado.

Lyra disse...

o que já me ri com este blog! graças a Deus que a Umbelina anda a traduzir estes postes pra uma lingua morta.

Lúcia disse...

hoje é dia 6 de Novembro e um paçarinho (ô ceria uma Paçarinha) diceme que hoije é o aniverçário do diztinto asseçôr.
aqui manifesto os meus votos de um felis aniverçario, muito çussesso na carreira em prol do noço benstar.


escrever assim baralha-me o neurónio.

um grande beijo para ti :)

Mushu disse...

Çenhor Jakim,
houvi dizêr que faz oije anus..
Muitos Parabéins!

jakim disse...

Mas qué isto? Ádem ver cu Çis se andou a divagar çeguerdos dextado! Lamento dezinfurmar que álgãe sextá aqui equivaquado. Mazeu me vou dexcubrir cãe hé que sandou a bufar. Hái me vou.

Agreste disse...

óvi dezer q havia bolo de anos, não saio daqui sem comer.... ou é preciso cantar?

Anónimo disse...

parabéns de novo. o meu alter-ego já aqui esteve. já vi que não há festa, vou para a vaidade.

beijos

Anónimo disse...

Kakim filho, toma lá dois bêjos nas bruxejas
:)**