segunda-feira, setembro 18, 2006

Converça da têta

O cãovite da Mêrrêfê pra eu falar de seis açuntos da minha vida peçual ao acazo deichoume muinto sem siblizado. E apezar de eu não ter tempo pra converças da têta tive a pençar que muintas peçoas que aqui se vãeãe e que não se lêãe os jurnais nãe as revistas do jetessete se iguenorão e estão dezejozas de saber coizas mais peçuais a meu respeito. E então dessidi desta vês juntar o útile ó agardável e dárvus algumas notas ao acazo pra que todos póssa-mos ficar satesfeitos.
Um. O meu grande sonho desde pecanino era ser astro-trapeuta. De fato eu nãe sabia. Só á dias, puracazo hé que eu sube quizestia esta purfição e vi que era iço mesmo que eu tinha sunhado ãe pecanino. Hé aquilo que eu chamo cuinsidênsias. Oje, perizemplo, teria muinto trabalho pra fazer pra tratar dos afrontamentos que a Terra tá a ter e que chamão aquessimento guelubal. Mas inda mais impertante teria sido ter tratado do pobre do Pelutão. Com uma dietazita pra ingordar talvez nãe o tivecem despurmovido de devisão.
Dois. O meu ôtro grande sonho era ser aceçor. Já uma vês refri como êsse sonho se trunou rialidade. Mas gosto semper de recurdar este fliz invento que transtornou a minha vida e recunheceu as minhas grandes cualidades que tânho grassas a Deus.
Três. Só pra terminar os sonhos, imbora eu tenha inda mais, quero refrir o dezejo, cãe sabe uma tevizão não apurveita a deicha, de um dias ter um purgrama de esplicar lingua purtugueza do génro que tinha a dôtôra Idite Extrê-la. Mesmo que nunca vânha a ter o purgrama de tevizão já tou a perparar um livro que se vai chamar "Intão hé açim: o Purtuguez tal e cual se fá-la" pra melhurar a letrassia dos meus com sida dãos.
Quatro. Eu já não me lembro do meu primeiro dia daulas. Mas lembrume de muintos outros. Os prufeçores que tive foram-se todos muinto bons apezar de ter algumas descuções por cauza da minha maneira hórjinal de exquerver. Avia lá alguns prufeçores que não tavam dacordo mas os mais pedagójicos axavam que eu tinha ta-lento e avia de xegar lonje. E o meu bestino foi aquilo que se viu.
Cinco. Á um seguerêdo que eu nãe mimpórto de resvalar que segundo as mais reticentes pesquizas tá na hórijem do meu jénio: eu ouvo um becadinho mal. Quer dezer, segundo os aparlhómetros lá dos mérdicos os meus árdiogramas tão um nadinha reduzidos. Dizãe que par eles isso esplica muinta coiza. Não pressebo o que é que se quérãe dezer com iço mas que tãe a ver com a minha jenialidade não tânho duvidas.
Seis. Sou uma peçoa muinto jeneroza e jenuí-na. Gosto dajudar o próximo que vier a seguir e tou semper despunível prós meuzamigos que majudão nas defíceis itapas da vida. A minha priocupassão hé á muintuzanos os mais-nessessitados que são peçoas que tãeãe mais nessessidades que azoutras e pur iço dévãe ser maizacarinhadas. Ás vêzes até fico cumuvido.
Como é própio destas coizas vou agora cãovidar seis peçoas para fazerãe tamãe açim uma coiza destas: o Sr. Prufeçor, a Umbelina, o Pilata Amalelo, o Lino Centelha, o Vidigal Inácio e o Torcato Matos. A bãe da nassão.
Jakim (aceçor)

4 comentários:

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

cãem istá cumuvida çou eu. bi logo queras uma piçoa muinto bunita. póz ôvidos acuncelhu-te a casa sonotone, tenhem uns aprelhus muinto sufistrucados.

benhasas, jakim

jakim disse...

Tamãe não deves tar a hovir bãe. Eu houvo prefeitamente. Os mérdicos hé que tão a crêrme ir ó bolço. Nãe percizo de sonotone nenhum que eu drumo muinto bãe cômum hanjinho e de conxiênsia trancui-la. Tou a tarbalhar que nãe um doido pró bãe do paiz. Se não parçêsse mal no próssimo dés de juinho davamuma merdalha a mim mesmo. Achas que parésse mal?

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

bou tensinar uma ténica: espetas cuma figuera no jardim e ós despois insendeias o palássio de beleim. o prufessor é pôpado à crematura, cumas novas eleissões inda podiam enerbar muinta jente e era prigoso. mas cuando os bombeiros vuluntrários e os fustógrafos xegaçem biam-te de regador a salvar a figuera, címbulo da nassão desde este veron. era merdalha garantida!

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

é claro que tamem podes embiar uma sesta de figos todas as manhãs ao purfeçor com a fraze: ou me dá uma merdalha ou fica cum caganera.