sexta-feira, janeiro 14, 2011

Mumento de poizia


Puema inédicto do Perufeçor

A chessiva mudéstia do Perufeçor tem escondido do púbico em geral a sua artéria litrária.
Consegui, a muinto custo, que me deichásse púbicar um dos seus puemas mais ressentes pra que todos persebessem que cuando se trata de cultura ninguém abate esta candidatura.

Poema económico

Pergunto ao Bento que passa
notícias do FMI
e o Bento cala-se de graça
o Bento nada e me diz.

Pergunta ao Rio que leva
tanto Tonho à flor das'águas.
E o Rio não me sossega
deixa o Porto só com mágoas.

Levam sonhos deixam mágoas
funcionários do meu país
não bebemos mais do que águas
que bebidas nem anis.
Se o verde papel desfolhas
pede notícias ao i
não quero é o bolso sem notas
nem que sejam do FMI.
Pergunto ao agente que passa
se a minha ficha tem senão.
Silêncio autoridade
que agora manda o patrão.
Vi florir os grandes bancos
direitos e ao céu voltados.
E a quem não usa os amigos
vi sempre os bolsos vazados.

E o Bento não me diz nada
ninguém diz nada de novo.
É sempre o BPN
é sempre o banco do povo.
Vi a minha conta na margem
mísera de professar
como quem ama a viagem
mas não tem o que chupar.
Vi amigos a partir
prà cadeia, prà europa
vi minha pátria florir
com submarinos prà tropa.
Há quem me queira ignorado
e faça discurso imoral
mas todos sabem fui eu
que mais estive na sala oval.
Estou pronto pró empurrão
para acabar com o vício
da minha pátria parada
à beira do precipício.
Ninguém dá nada ao povo
como eu dei no meu tempo
jeeps pró agricultor
da cidade e do campo.
Com o dinheiro da Europa
aprendemos a comprar
mas era para a elite
não pra generalizar.
Mas há sempre uma cadeia
em que tudo é de graça
há sempre alguém que semeia
para a mim não faltar massa.
Mesmo na noite mais triste
há sempre um Sol que me rege
há sempre um banco que insiste
há sempre alguém que me elege.


Do Perufeçor com a dvida venéria.

1 comentário:

ivamarle disse...

Maravilhoso!! Jakim. Que saudades tenho das nossas trocas de escritas, sendo as tuas sempre as mais deliciosas. Um beijo de saudades!!