terça-feira, março 21, 2006

Angola hé mássa

Inúmaras peçoas tãeãesseme derejido priocupadas com a minha auzênssia no bló. Távão já a dezer que como não tive dereito a aceçora tava subcarregado de trabalho e nãe cãosseguia ter um tempinho prós meus hamáveis meditadores. Hora bãe, acontesse que, apózapoçe todos çabíamos que ia seguirsse um tempito relativamante cal-mo. Hé pervizivel que durantos próçimos cinco anos não aja açim nada de muinto impurtante pra fazer. Por isso o Purfeçor oferceume duas embalajens de batatas fritas que davam diraito a um çurtei-o de uma viajem a Angola pra duas peçoas e um animal destimassão. E tive tanta sorte que me saiu. Vai daí eu a Umbelina e a Nandinha fomos apanhar um bucado deverão porque já távamos fartos dinverno. E aqui tá a razão de nenhum de noz ter tido purtunidade de pustar. O Purfeçor tamãe não pustou purque inda lhe dói a mão dapertar tantos bacalháus e não hé bidéstro como eu. Agora vocês preguntão: intão e purqué que não pustámos onde távamos? Hé purque távamos na praia, lá não avia néte e, vou ser cinssero, nãe me lembrei disso. Távamos na maior e com jente muito cimpática que, não sei como descuberiu que era aceçor do Purfeçor e tivemos tartamento vipe. E tanho que recunhesser que a tevizão aqui hé muito inganadora. Eu tive lá e vi como todá jente vive muito bãe. Há imença jente na praia mesmo ós dias de semana e córlera, não vi córlera ninhuma. As peçoas falavão todas muito bãe umas com azoutras e nenhuma me parsseu incorlerizada. Hé ividente que só passão aquilo que querãe na tevizão e não tãe que ter nada a ver com a ralidade. Eu que nãe pensava nisso agora tanho que apoiar o guverno em seguir a mássima que o Purfeçor já perscreveu do "Prángola e ãe forssa!" Té purque hé um paíz muinto rico e com grandes putenssialidades. Temos que ajudálos a livrarãesse de tantas riquezas naturais andes que purvocãe outra guerra. Como meditassão para oije quero deicharvos uma refelecção que tive lá na praia quando tava muito sol que, como sabãe cuando náche hé pra todos. A izistência de mais nessecitados hé cumum a cuaze todos os paízes. Tamãe em Angola incontrei peçoas muito nessecitadas. Umas mais outras menos mas sempre de mesmo muitas nessecidades. Já desfavurecidos não incontrei açim muintos. E mesmo os que incontrei não poço garantir que não fossãe apenas dos menos mais nessecitados. Um paíz rico priocupasse com os seus sidadões e tenta sadizfazer os mais nessecitados. Suponho que se outras nossões sivilizassionais os noços antepaçados não daixaram em Áferica, ficou pelo menos esta puderoza ferramanta do dezãevolvimanto.

Jakim (aceçor)

(verção pulida valente)

1 comentário:

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

a verção pulida valente pra quê? Angola hé massa e a libredade deixpreção tambeim. ah jakim, irángola e num me cunbidar..., andas ma fazere das buoas!