domingo, fevereiro 26, 2006

Açálto há bomba

Retracto roubou da futura aceçora de mim

Ressebi alguns tefunemas damigos e damigas endiguenados pur o meu nome não aprasser na lista de cãovucadus do Purfeçor pra aceçor. A alguns deçezamigos e amigas eu já respãodi particularmen-te mazaqui quero deichar prózoutros a enfurmassão de que Jakim Zito hé o nome cuzo aqui na enternete pra não se cãofundir com o meu nome rial. Ãode presseber que tanho que defenderme das cãossecuências de ser uma peçoa muinto pupular e au mesmo tempo ter respãossablidades guvernativas o que em perinssipio hé emcãopatível. Só aus mais intimidos hé que eu revelo a minha verdadaeira indentidade. Quelaro que tal pustura bnefissia uzoutros aceçores que não tãeãe a minha categuria e dinamesmo. Mas já todus pressebe-mos que não á bela cem cenão. Aprocçimasse a data em que vou ter asséço há minha marquize hóval ondizersserei a minhátividade de aceçor cultural. Dentro de alguns dias já pudrei enfurmar cãe vai ser a minha aceçora - sei que á várias gaijas com ideia que vão sêrélas mas vai aver uma surpeza gerale.
Tamus a atraveçar a hépuca do carnavale. Normalmente custumo mascarrarme nestes dias dómãe arranha mazestano dadas as minhas novas respãossablidades fico mesmo como aceçor e não me mascarro. Pra dezer a verdade não gosto muinto do carnavale. terásme sempre recurdassões dezagueradáveis e isso tãe ifeitos despençaveis sobre o meu estado de espíirrito. De fato não gosto de mascarras. Cuando era queriança a minha mãe mascarravame danjinho só que não hera no carnavale mas no dia da purssissão da Nossa Senhora. Os meus culegas guzavão cumigo prinssipalmente depois dus quinzanos que a minhã mãe continuava a axar que eu devia cãotinuar de anjinho. Até tive que açaltar uma bomba de gazulina pra ela presseber que afinal eu já nãe era anjinho nenhum. Mazasmães tãeãe muinta deficuldade em presseber que ajente deixa de ser anjinho. Verdade saja dita que eu só fizuaçalto pur uma questão dafirmassão. Cuando ela me foi buscar há excuadra já o meu pai tinha falado plo tefone com o xefe pra ele me por dali pra fora se nãocria ser dexlucado práxcuadra de Terancozo. Áugas paçadas. Todus paçamus por eças inquerencas da juvãetude.
A meditassão que vuz purponho oije tãe a ver com a córés-ma que saprócçima. Comu sabãe a partir de cuarta feira hé puribido cumer carne saja de que maneira fôr. Mesmo que saja carne daves com gueripe hé pecado. O nóço paiz tá a atraveçar uma hépuca de falta de valores - até o cãostânssio dis - e pur isso temos que comessar pêlo mais bázico: poupar na cumida. Só hé permitido cumer batatas e arrôs beranco. As máças tamãe tão esqueluídas purque á muita falta. Apenas os mais nessessitados tão hóturizados a estravagânssias e mesmo êçes dévãe ir fazêlas au extranjeiro. A bãe danassão.

Jakim (aceçor)

10 comentários:

Fausta Paixão disse...

jakim, a tua aceçora tem um ar um pouco insufelável! Çerá?

jakim disse...

óh Fausta o retracto roubou phóde ter um áre ensufelável maza aceçora vai ser jenuína. Eue sou uma peçoa de bom gosto e quirteriozo nas minhazexcolhas. Até paresse que já tás com dor de cutuvê-lo.

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

jakim, inté churei e tudo cum eça istória de cuando eras prequenino. oilha queu cuanto mais teleiu mais cunbensida tou qués meismo um anjinho. besse que teins boum curassão, prontos! dezejo-te broa çorte neças nobas funssões mas pur fabor, nuntarmes em ção gabriel em beleim qua Maria tá belha pra ser mãe oitra bez!

Avó do Miau disse...

paçei pur aki pur acazo e até gustei!
Beiginhus.

Maria Arvore disse...

Ge te çalu jakim que foste muito bem alembradu nesta coiza dagora num se puder cumer carne qeu cando tive na francia tamem lá fazia o memo.
Mas bamos nesta epuca biber com todálegria cagora é o tempo de nos enxermos a comer grelo.

Rosalina Simão Nunes disse...

jakim, não consigo ler mais que duas linhas do que escreves!!!
não pelos erros, que até estou habituada a ler...mas porque escreves assim de propósito. e eu devo ser limitada.

desculpa, até que gostava de ler o que escreves...é que segundo os comentários que as pessoas fazem parece interessante.

fica para outra altura. talvez, quando passares a ser o joaquim.

Umbelina disse...

Cara Planície, também penso como tu. O Jakim é aquilo que se chama um génio incompreensível (ou como ele diria um 'jénio emcãopriendido'). Graças a uma bolsa de estudo, estive a fazer um estágio em línguas alternativas e muito em breve vou editar um blogue com os textos do Jakim, numa forma que seja mais compreensível ao comum dos mortais. Julgo com isto estar a ir ao encontro de uma aspiração nacional que, como se costuma dizer, já tardava. Por outro lado vou reduzir ao mínimo a minha participação neste blogue por causa de uma tal 'pindérica' que ele quer ter como assessora e que, do meu ponto de vista, só lhe vai dar desgostos. Beijos.

Didas disse...

Oh Jakim! Tem dó da gente! Duas ou três linhas de cada vez fáchabor! :)))

Rosalina Simão Nunes disse...

umbelina, obrigada pelas palavras. fiquei sensibilizada...espero, então, por essa edição. é melhor.(eu sou limitada...)

já agora uma "cusquice", quem é a tal pindérica que o 'jénio emcãopriendido' quer ter como assessora?!...

ivamarle disse...

iztou ferpei-ta mentese gura duteu bongos-to. haguare demos...