terça-feira, fevereiro 21, 2006

Currentes

A minha pupularidade tãe crexido de tal maneira que se torna deficil jerir o curreio quer iletrónico, quer pustal, quer pombal. Tou por isso a drumir cada vez menus pra cãoçeguir atender a todazas sulissitassões. A sorte hé que a minha abestinênssia da Umbelina até há tumada de póçe, me aumenta dez minetos por semana pra otras coizas empurtantes. Vou oije apurveitar pra pôr em ordem duas purpostas a quinda não tivera tempo pra responder.
A pirmeira vêiosse da Fausta Paichão que cria saber cuais eram as minhas manias máiores. A perincipio fiquei um bucado ofãedido mas depois o meu perimo que hé um expecialista da enternete diçeme que estas coizas são mesmo assim e purtanto eu não tinha que me referir a nada de muito intimo de dentro. Não pressebi o que ele cria dizer com o intimo de dentro mas deu pra compriender que pudia falar há vontade das minhas cualidades maizumanas e que as peçoas mais repárão.
Poiza pirmeira hé o meu expírito horganizado. Gosto de ter tudo nu lugar e não gosto que otras peçoas dezarrumãe, a não ser que seija a Umbelina. A segunda hé o meu amor pela língua. Priocupame que a juvãetude não se cultive, não se leia e não se extude. A tresseira hé a poupanssa dáuga. As peçoas não pressebãe que a áuga tá hácabar e cãotinuão a lavarse cistematicamen-te todos os dias. A cuarta hé a rôpa. Não despenço andar bãe vestido com rôpa que destinga a minha ilegãnsia e o meu xar-me. A quinta hé a popansa. Não gosto de gastar denhairo cem purveito. Á muintas maneiras dajente ter as coizas cem tar a gastar denhairo. Pra isso hé que cerve a intelejênsia. A maioria das peçoas axa que hé só comperar, só comperar. As regueras destas coizas dizãe que agora devo paçar esta massada pra cinco vitemas. Poiz vou passá-las ao Purfeçor, há Umbelina, ao Xulé, ao Pi Hugoe ao Lana dovelha.
A segunda purposta vêiosse da Mêrêfê e é mais abjetiva. Cumessa por crer saber cuatro impregos queu já tive: alembrome de ser integrador de pizas; despois judante numa lija de chinêzes; a ceguir vãededor de tái-me xérim e agora sou aceçor cultural. O Cuatro filmes que póço ver vezes cem conta são os Codaque, os Fuji, os Hagfa e mais raramen-te os Ilfode. Os cuatro cítios onde vivi foi pirmeiro na Curraleira, depois na Picheleira, a ceguir em Ranholas e agora em Blãe. As minhas cuatro sérias tevizivas que não perco são a Prassa dálerjia, a Fatima (em direto de S.Tuário), a Vossê não te vê aí e a Ganânsia da sic. Os cuatro cítios onde tive de féreas forão em Caza, na Cruz Quebrada (nunca maiz arranjão aquela merda), no Pôsso do Bixpo e em Xabregas. Os meus cuatros pratos perferidos são primeiro o pires, depois o prato de sopa, a seguir o prato razo e depois o prato de pãedurar. Tamãe gosto dos pratos de tiro, dos pratos de bataria e de tudo em pratos limpus. Os cuatro Uebessaites que vezito diariamen-te são o Saite-Merder, o Mija-Mep, o Hé-Bruto e o Ai-Tanas pra ir buscar múzicas pro ai-fod da Umbelina. Imbora eu não cãossiga tar em cuatro cítios hó mesmo tempo os cítios que eu gustaria de tar agora eram pirmeiro a Cama, depois o Sofá, a seguir o Divã e por fim o Canapé. Por fim passo esta currente há Fausta Paichão, ao Lino Cem Telha, ao Xulé e ao Pi Hugo.
Depois de compridas as hoberigassões inda quero deicharvoz uma meditassão consturtiva que deve acãopanharvoz no diádia. Como virão e tal como eu pervira o bãefica ganhou e isso só foi pussível pela grande prezerveransa dos jugadores. Hé isso que devãe aperender: nunca se deziste que á sempre uma maneira de chagar-mos ao nosso abjectivo. Vanhó seguin-te.

Jakim (aceçor)

7 comentários:

Fausta Paixão disse...

Jakim. vim-me aqui para me-ditar cãotigo e zás. filastes-me que nem jinjas! (como vês, já sei cãojugar o verbo.)E agora? Como vou expor as minhas quadraturas sem paresser mal?
Dá-me uns dias e eu amando com as respostas lá no sítiu da paixão!
Mas olha, se queres um cãoselho... tem cuidado com a língua... que às vezes um gajo descuida-se com a dita e em dez minetos pode deixar de ser aceçor .

Lúcia disse...

hilariantes estas respostas. já se me caiem as lágrimas dos olhos.

irmã Lúcia??? LOLOLOLOL
pelo menos ando nas bocas do mundo.
estarão limpas? IAAACCCC

mfc disse...

... e eu parto-me a rir!
E com estas "currentes" lá limpámos os vermelhos da Ilha!

Chulé disse...

Jakim, ma man, tá bem eu respondo-te. Mas tenho que pensar muito bem primeiro. Ainda estou a pensar no que me disseste sobre o íman da Letícia, e vou comprar as revistas que tu costumas ler para me cultivar e ficar com sequeçapile...

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Jakim, adreriste à cu-rrente e tou-te muinta gradecida. como biste num ficaiste cem pêlos! a berdade é eça: quanto mais um tipo sincosta mais prubeitos tira.

Mónica disse...

deve ser giro!

ivamarle disse...

dei xame quete di gaque tenzuns bomgôs tos mui tuchikes. saum peró piosdeum berda deiro açeçôr...