quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Thereza Hum

Cinto questavam haspera que eu foçe falar da amigável Opa do tio Belmiro. Acontesse que eu não me movu por opurtunidades merdiáticas. Sou eu questabelesso o meu própio calendário de priuridades. E neste mumento tou debrussado sobre um açunto de grande alcansse ipistemulójico. Num serto centido tou a ilaborar um exquema sossio-icunómico com emplicassões semelhantes hás que Carlos Marques ilaburou no seculo dezanove e que, pur tarem mal ingendradas tiveram os caperixozos ifeitos que todos cunhessemos. Incuanto o Sr. Purfeçor se inspira no Silvesta pra perparar o cãojunto de extudos que o vão levar inapelavelmente ao Nobel eu cãocentrome numa nova, purmetedora e fecunda tioria sussial que vai revulussionar a maneira como vemus o mundo. Ali az o ambiente de purfundo expirito investigativo ta a contaminar todo o istafe de aceçores do Purfeçor. A ideia baze hé de que agora ó vai ó raxa. Rezolvemos todos, pur solidaridade com o Benito Silvio abushtermunos de sequesso até há tumada da poçe. Comperei um ai-fode para a Umbelina e ela anda com aquilo infiado nos hovidos e nem se alembra de mais nada. Talvez pur isso ela não tãe bushtado nada ultimamente. Mas vamos ao quim teressa. (Não vãe a purpozito mas houvi dezer que o perzidente o bãefica contratou uma chineza pra cuzinhar pro plantel inteiro. Chama-se Thereza Hum e vei-o-se diretamente de Cantão. Expero que com isto as coizas melhorãe pro meu quelube de sempre). A minha tioria que oje vai çervir de meditassão hé uma conssequênssia de refelecções muito enssistentes sobre a questão dos desfavuressidos. Como çabem a questão dos desfavuressidos hé muito recurrente nos meus pençamentos. Mas, e á sempre um mas, pra mim a questão dos desfavuressidos hé um assunto resolvido: hezistãe, gustamos muinto deles, são muinto emportantes pra noz, mas não são, digamus açim, um purblema. Os desfavuressidos caraterizamsse perssizamente por não trazerem purblemas a ningãe. Hora o que me ocurreu, num rasgo de jénio, foi pensar: e ozoutros? e os que não são desfavuressidos? sim? noz? os que não somos desfavuressidos, eça maça imença de não desfavuressidos o que somus então? Hora aí hé que eu descubri, por um acaso, recunhesso, por pura serendipiedade, que noz, os outros, os que não somos desfavoressidos, grassas a Deus, somos o nessessitados! A tioria que tou a ilaborar divide o mundo em desfavuressidos e nessessitados. Os perimeiros, como já diçe, não são um purblema, não ezigãe, não pedãe, cãotentãosse com pouco e çabãe á muinto tempo que tiveram azar, naçeram no lado irrado da estóira. Noz os nessessitados, pelo cãotrário, temos muintas nessessidades. Todos os dias pressizamos de coizas novas, de cumer, de beber, de gazulina no carro, etessetera, etessetera. Toda a jente sabe as nessessidades que noz os nessessitados temos. Só mesmo um desfavurecido não saberá as nessessidades que noz temos. Se olharmus pro mundo com esta dicutumia (adoro a dicutumia) que não hé bãe a dialetrica marquezista, vemos que se continuarmos a satixfazer as nessessidades dos nessessitados o mundo pode melhorar siguenificativamente. O aumento de desfavuressidos tambãe tãe impato guelubal pois faz reduzir os nessessitados e cãocumitantemente premite destribuir melhor os recurçus izistentes pelos nessessitados que de facto pressizam. Esta meditassão já vai longa mas purmeto voltarme a ela noutra opurtunidade há merdida que as minhas investigassões se forem turnando mais apurfundadas. Intão boas noites a todos os nessessitados delas.

Jakim

9 comentários:

Lúcia disse...

muinto beim analizado. só se pode centir falta do que já se teve. queim nunca teve, naum sabe que teim falta.
perdoua o mau jaquinzês, mas inda ando a aprender

ivamarle disse...

izto érre almen tepro fundo...eztaz meditassõues, fa zemmês momu ditar...
aixo quede vias lêri o "exe cuta Zénim
gaim" do Willhelm Reich: "santinho" - disse alguém....

Fausta Paixão disse...

Jakim, eu sou uma meçinha neçeçitada. Que tãins para me oferesser? Eu não mimporto de meditar cãotigo, basta dizeres onde e cuando e o noço rezultado será para cima de três... pelo menos!

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

inté massenti male! pençare que bibo na meisma época qualgueim como tu, Jakim, pretorboume. eu poço disere que conhesso um jénio! tá meismo beim pençado!
çabes, num inbestaste a pólbora, ela já izistia, mas inbentaste a relijião quabai lijitimare. e iço é muinto mais impurtante!

o purfeçor bai-te prumever de ser tesa.

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

e santinho, Ivamarle

mfc disse...

Pois é... a culpa é toda desse Carlos Marques, que anda a inquinar toda a Criaçoum!!

ivamarle disse...

'briga dinha MRF...

Chulé disse...

Jakim, amigo, o Peúgo andou a espalhar os meus segredos.

Olha, onde compro um ai-fode para dar no dia dos namorados à minha Letícia?

mjm disse...

"Intão boas noites a todos os nessessitados delas."
é duma pinta joanina....
LOLOLOL